Nossos Cafés Especiais, o Sumatra
- Torra Local Micro Torrefação
- 20 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

Meu nome é famoso, Sumatra!
Se pensou em Ilha de Sumatra, acertou, é de lá a minha origem e cheguei no Paraná lá por 1985, faz tempo! O IAC, Instituto Agronômico de Campinas, distribuiu sementes de diferentes variedades e foram as minhas sementes que se destacaram no sítio dos Mori em Cambira.
O Seu Seiti Mori, pai do Evilásio que me produz dizia que eu era “Ponta Roxa”, rs, traduzindo, é que na planta, as primeiras folhas da ponta dos ramos têm tonalidade arroxeada.

Por aqui, tenho um processo diferente de processamento do que ocorre na Ilha de Sumatra, por lá, os Sumatras como eu, são descascados úmidos, o que determina um sabor terroso e tabaco intenso. Por aqui não é bem assim, como o clima é diferente, nada de descasque úmido.
Além disso, aqui na Torra Local, o Mestre de Torras me prepara diferente do que tradicionalmente se faz com os Sumatras, torrefações tradicionais me fazem escuro. Aqui o Boss, diz ele: “por uma questão de princípios”, se nega a fazer torras escuras.
Pois é, me deixou com uma torra média que por incrível que pareça me deixou com sabores e aromas que não se imagina em um Sumatra, pois é, não sou um Sumatra raíz...sou bem melhor do que isso segundo o pessoal aqui da “Firma”.

Segundo a metodologia SCA tenho 83,25 pontos, minha fragrância é doce, sabor caramelo e frutas vermelhas, um sabor cítrico com corpo médio. Um espetáculo!
Comentários