Nossos cafés especiais, o Laurina se apresenta
- Torra Local Micro Torrefação
- 11 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Uns dizem que sou um arábica exótico, outros dizem que sou raro. Indiferente ao que dizem a meu respeito, adianto: sou diferente.

Tenho origem na Ilha De Reunião em Madagascar e surgi naturalmente a partir da mutação natural da variedade Bourbon.
Tenho diferenças visíveis, pois sou mais fino, alongado e menor que os demais cafés arábicas.
Mas, o que me faz realmente diferente é a quantidade de cafeína que carrego.
Tenho a metade da cafeína que normalmente os cafés arábicas possuem.
Se em relação aos arábicas é a metade, em relação aos canéforas (robusta e conilon), tenho 25% da cafeína deles, ou seja, eles têm quatro vezes mais cafeína do que eu.
O que me torna o queridinho das gestantes, pessoas sensíveis à cafeína e sobretudo para quem ama tanto café que quer tomar mais vezes ao dia. Afinal, se a recomendação é de umas três a quatro xícaras por dia, comigo, dá pra dobrar essa dose.
Vamos deixar claro, não sou descafeinado. Não passo por nenhum processo industrial ou químico para perder cafeína.
Tenho baixo teor de cafeína de forma natural. É da minha natureza, o que explica uma parte da minha raridade. Afinal, a cafeína funciona como um repelente natural contra insetos predadores e como eu tenho baixo teor, esses danados costumam se servir da minha planta sem pudores.

Além disso, não sou dos mais produtivos, somados esses dois motivos, poucos produtores no mundo se interessam por mim.
Minha sorte é que alguns poucos resolveram investir em conhecimento e manejo adequado e mesmo com todas as dificuldades estão me produzindo com maestria.
Um desses produtores é o Seu Isaac da fazenda são Gabriel de Guaxupé no sul de Minas que planta meus pés já faz mais de 25 anos em altitudes elevadas onde os insetos têm dificuldade de chegar. Olha ele aí na foto, todo feliz com os filhos que pegam junto com ele na fazenda, Flávia e Pedro.
Aqui na "firma" o Boss disse que sou "chatinho" de torrar…rs, pois é, como sou diferente de todos os outros não é qualquer um que sabe como tirar de mim o meu melhor, parece que ele sabe.
O pessoal aqui tá dizendo que sou fabuloso na xícara, não sei, mas que sou diferente eu sei, afinal minha composição química atesta isso.
Segundo avaliação pelo método da SCA*, tenho 85,25 pontos. Notas florais, de chocolate e açúcar mascavo. Meu sabor é doce e floral com finalização média e acidez cítrica vibrante em um corpo cremoso.
Se você vai gostar ou não da minha bebida também não sei, o que posso adiantar é que meu sabor é muito diferente e ultimamente tenho ganhado pelo mundo afora concursos onde baristas conceituados preparam bebidas campeãs comigo.
*SCA
A Specialty Coffee Association (SCA) é uma associação comercial cujo objetivo é incentivar as comunidades cafeeiras globais a apoiar atividades que tornem o café uma atividade mais sustentável, equitativa e próspera para toda a cadeia de valor.
Comments