Nossos cafés especiais, o Goiano
- Torra Local Micro Torrefação
- 2 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Venho do da Fazenda Nossa Senhora na distante Cristalina em pleno Cerrado Goiano, pois é. Cerrado Goiano, uma nova fronteira na produção de cafés especiais.

Lá, Cristiane Zancanaro e sua família encontraram clima estável, solo e altitude propicias ao cultivo de cafés de primeira linha. Como só isso não resolve, agregaram irrigação, tecnologia e atenção aos detalhes.
O resultado não poderia ser outro, cafés premiados de diferentes variedades.
Sou um Palma, variedade que se adaptou lindamente ao Cerrado e carrego comigo sabores e aromas típicos do lugar, mas não é só isso, levo comigo um tempero que faz toda a diferença.
Recebi uma certa dose de fermentação através do processo que passei chamado de Honey (mel em inglês). Nele os frutinhos do café (cerejas) são lavados, logo depois a polpa é removida, mas uma quantidade de mucilagem é mantida em volta do grão.

A mucilagem é extremamente doce e pegajosa, como o mel, por isso o nome.
Nessa etapa de secagem é realizada em pátios ou canteiros suspensos e ocorre uma fermentação que modifica o sensivelmente o resultado sensorial da bebida. Assim, ganhei aroma de chocolate, sabor intenso de chocolate e caramelo combinados com um sabor cítrico na medida.

Pra finalizar minha apresentação, tenho 87 pontos, meus grãos são bem grandes. Sou o que chamam de cafezão!
Comments