top of page
Buscar

Nossos cafés especiais, o Arara de Guaxupé

Cheguei por aqui em companhia do Laurina. Viemos juntos.

Ambos somos produzidos na fazenda do Seu Isaac, a São Gabriel em Guaxupé no sul de Minas.

Sou um Arara. Originalmente surgi no Paraná no fim da década de 80 pelo cruzamento natural das variedades Obatã e Catuaí Amarelo, o que me faz um brasileiro nato.


Meus frutos são amarelos e faço o maior sucesso nas xicaras de quem tem o privilégio de me provar.


Mas o que me deixa especial são duas coisas, a primeira é mão do Seu Isaac e de seus filhos (olhas eles nas fotos), a Flávia e o Pedro, me produzem a 1.100 metros de altitude.


Além dos cuidados no plantio, me fizeram um Honey que é um processo em que os frutinhos do café (cerejas) são lavados e logo depois a polpa da frutinha é removida, mas uma quantidade de mucilagem é mantida em volta do grão. A mucilagem é extremamente doce e pegajosa, como o mel, por isso o nome, Honey (mel em inglês).

A segunda, é a forma que o Boss torra os cafés aqui na firma. Ele diz:


“...cada Mestre de Torra tem uma assinatura, a minha está presente em cada um dos nossos cafés, quando alguém prova nossos cafés, percebe a diferença...”




Segundo a Metodologia SCA* tenho 85,75 pontos; notas florais, frutadas, de melaço e chocolate; sabor doce e frutado; finalização longa com acidez cítrica vibrante com corpo cremoso.


*SCA

A Specialty Coffee Association (SCA) é uma associação comercial cujo objetivo é incentivar as comunidades cafeeiras globais a apoiar atividades que tornem o café uma atividade mais sustentável, equitativa e próspera para toda a cadeia de valor.








 
 
 

Comentarios


bottom of page